Ao se pensar no motivo pelo qual cada vez mais mulheres procuram uma arte marcial para practicar, logo se pensa que esse motivo é a defesa pessoal. E é mesmo, só que não é somente para isso.
Todos os dias além de situações altamente perigosas como assaltos e agressões, as mulheres são potenciais vítimas de diversos tipos de agressao verbal e piadas de mau gosto. Felizmente isto não é habitual nas nossas cidades, pelo menos não tanto a ponto de que tenhamos que nos defender fisicamente.
Mas é claro que se isso acontecer, queremos e devemos estar preparados e com a mente aguçada, para reagir de forma mais adequada. E este por si só é um bom motivo para praticar o Taekwondo.
Mas além deste motivo inconveniente, existem outros igualmente convincentes. Um deles é que a práctica sistemática do Taekwondo, com seus exercícios, sua disciplina e toda a sua filosofia de vida, torna a mulher mais forte, segura de si, saudável, cheia de energia e absolutamente auto – confiante.
Tudo isso é consequência do trabalho físico e mental do Taekwondo. E toda essa filosofia e os seus resultados, a mulher transfere para sua vida quotidiana, ajudando-a a ser mais firme e forte nas suas decisões e opções, desenvolvendo a auto – estima. Os exercícios modelam seu corpo, e todos sabemos que uma mulher se gosta de seu corpo e o acha bonito, é mais segura de si e mais auto – confiante, o que faz sentir-se mais feliz.
É claro que o Taekwondo por si só não vai resolver todos os nossos males. Mas pode ajudar-lhe porque a felicidade, o nosso bem-estar é feito de pequenas coisas, pequenos pedacinhos, como trabalhar com o que a gente gosta, viver com as pessoas que a gente ama, conversar com amigos, ler um bom livro, fazer ginástica, caminhar, passear, viajar e tantas coisas mais.
Tudo isso são pedacinhos da nossa vida. Talvez o Taekwondo seja o pedacinho que está faltando na sua vida.
Fonte: Academia de Taekwondo de Santarém