Choi Yong Sul e o Hapkido

CHOI YONG SUL

Choi Yong Sul (1904-1986), foi o iniciador do sistema de arte marcial chamada Hapkido (Via das Energias Unificadas ou Caminho das Energias Coordenadas). Hap significa harmonia ou união. Ki tanto em japonês quanto em coreano significa energia ou força. É a força espiritual, a energia física da vida ou a força vital que é chamada “Chi” em chinês, prana para os hindus. Do tem o mesmo significado em japonês e coreano, significa caminho, via. Na filosofia chinesa é descrita como “Tao” especialmente nas escritas de Lao Tsu.

A arte do Hapkido é caracterizada justamente pela grande ênfase, extraordinária efetividade e eficácia de suas objetivas técnicas de defesa pessoal, sendo justamente por isto considerada como uma das mais belas, completas, complexas e eficazes artes marciais. Nas aulas é praticado uma série de exercícios de respiração, além do estudo e manipulação das articulações, dos pontos de pressão, pontos vitais. As centenas de técnicas, específicas, características da arte, basicamente circulares e com a utilização da energia Ki, são formadas por um imenso e complexo arsenal de: Contra-ataques, pegadas, alavancas, imobilizações, chaves, projeções, estrangulamentos, torções, esquivas, escapes, quedas, rolamentos, além de um notável repertório dos mais poderosos, devastadores chutes (baixos, médios, altos), inclusive com saltos, advindos do Taekyon, Taekwondo, também socos, golpes com o joelho, cotovelos etc.,

Sempre lembrando que o Hapkido segue ao princípio da não resistência, ou seja, harmonização com a natureza e com os movimentos dos oponentes, dos movimentos circulares e do princípio da água.

Neste notável, perfeito sistema também há um magnífico uso de armas, tais como: Bastão curto, bastão médio, bastão longo, bengala, leque, espada, faixa, corda. Voltando a Choi, ele nasceu na província Chungcheongbuk-do, situada onde hoje se localiza a Coréia do Sul e foi levado ao Japão durante a ocupação nipônica da península, com sete para oito anos de idade, algumas fontes dizem que teria sido quando tinha oito para nove anos.

É dito que quando esteve no Japão, Choi tornou-se aluno de Sokaku Takeda (1859-1943) e estudou uma forma de Jujutsu conhecida como Daito-ryu ou Aiki-jujutsu, em coreano “Dae Dong Ryu Yu Sool”.

SOKAKU TAKEDA

Choi retornou para a Coréia aproximadamente quando perto do fim da 2ª guerra mundial, após a morte de Takeda ocorrida aos 83 anos de idade exatamente em 25/04/1943. Em 1948 começou a ensinar sua arte especificamente para um único aluno Suh Bok Sup o qual era então Presidente de uma fábrica de cervejas, seu 1º aluno e também o 1º a receber a faixa preta.

hapkido002

  Inicialmente ele ensinou o puro estilo Daito Ryu, e chamou a arte de Yu Sul ou Yawara mais tarde mudou para Yu Kwon Sul e finalmente Hapkido.  Choi Yong Sul é reverenciado com o título de Doju. Afirma-se que as artes: Moo Sool, moderno Hwarang do, Kook Sool Won, bem como as menos conhecidas como Han Pul, todas devem muito aos ensinamentos de Mestre Choi. Segundo o próprio Choi ele foi raptado de sua casa na aldeia de Yong Dong em Chungcheongbuk-do em 1912 por um japonês fabricante de doces, chamado Morimoto. Choi resistiu e tornou-se um problema para o comerciante que o abandonou nas ruas de Moji – Japão.

Choi seguiu seu caminho para Osaka como criança de rua e depois de ter sido apanhado pela polícia, foi colocado em um templo budista que cuidava de órfãos em Kyoto, o abade do templo era um monge chamado Kintaro Watanabe.Ele então passou 2 anos no templo tendo uma difícil vida, não somente na escola, mas também com as outras crianças face ao seu pouco conhecimento do idioma japonês, e também pelas hostilidades contra sua pessoa em face de sua nacionalidade.

Tendo em vista a tendência natural de crianças envolverem-se em brigas e o intenso interesse de Choi nas pinturas nos murais do templo retratando cenas de guerra, foi então que Watanabe perguntou-lhe qual o caminho que seguiria em sua vida, foi aí que Choi então expressou seu interesse pelas artes marciais.

O monge do templo era muito amigo de Sokaku Takeda (1859-1943), este um extraordinário perito nas técnicas de espada, que aprendeu treinando intensamente com o famoso grão mestre da espada Sakakibara Kenkichi. Takeda também foi um excepcional mestre e líder do sistema que enfatiza o método de combate com mãos vazias, chamado Daito Ryu Aikijujutsu, baseando-se nas táticas de Jujutsu. Entre os alunos de Takeda está Morihei Ueshiba (1883-1969) o famoso criador do Aikidô. Sokaku também ficou muito conhecido justamente por suas constantes viagens por quase todo o Japão, divulgando sua arte e aumentando de maneira significativa a grande quantidade de alunos na prática de seu sistema.

A próxima parte da história é de bastante controvérsia nos círculos do Daito Ryu, mas é reivindicada por muitos hapkidoistas contemporâneos e é atribuída a póstuma entrevista a qual foi liberada no final dos anos 90, ou seja, entrevista realizada quando da excursão de Choi aos Estados Unidos no mês de Junho de 1982. Na entrevista Choi declara ter sido adotado por Takeda Sokaku quando tinha 11 anos, em Asahikawa – Hokaido, região mais setentrional do Japão, quando lhe foi dado o nome japonês Yoshida Asao. Ele garante ter sido levado para o Dojo e casa de Takeda em Akita – Honshu onde viveu e treinou com o mestre por aproximadamente 30 anos. Na entrevista ele também assegura que viajou com Takeda como assistente técnico, e que foi designado para capturar desertores de guerra e que foi o único aluno a ter recebido todo o completo ensinamento da arte diretamente por Takeda. É importante salientar que Takeda em seus últimos anos de vida centrou suas atividades em Hokaido.

Algumas fontes dizem que Choi era apenas um criado (empregado) na casa de Takeda, pois é importante ressaltar que os japoneses consideravam-se uma raça divina e viam os coreanos simplesmente como uma raça conquistada; enquanto outros garantem que ele simplesmente freqüentou alguns seminários de Takeda. Entrevista de Stanley Pranin com Kishomaru Ueshiba (1921-1999) em Abril de 1988.

S.P. Sobre outro assunto, é verdade que um coreano chamado Choi que fundou o Hapkido, estudou Aikido ou Daito-ryuK.U. Eu não sei qual arte foi, mas eu soube que um jovem coreano de 17 ou 18 anos participou em um seminário de sensei Takeda realizado na cidade de Asahikawa em Hokaido. Parece que ele estudou a arte junto com meu pai, e a ele se referia como sendo seu sênior.

S.P. Se este é o caso, a arte deve ter sido Daito Ryu?

K.U. Eu ouvi dizer que este homem que estudou Daito-ryu teve algum contato com meu pai depois disto. Ele então retornou a Coréia e começou a ensinar Daito-ryu em escala modesta. A arte gradativamente tornou-se popular e muitos coreanos treinaram com ele. Desde que o Aikido tornou-se popular no Japão, ele chamou sua arte Hapkido (escrito em coreano com os mesmos caracteres de Aikido). Então a arte dividiu-se em várias escolas, inclusive antes que alguém percebesse isto. Isto é o que meu pai me contou. Uma vez eu recebi uma carta deste professor logo após a morte de meu pai.

Independente das fontes que falam sobre a formação de Choi na arte marcial; pouco antes do fim da 2ª Guerra, ele então retornou a Coréia e estabeleceu-se em Taegu, ele também declarou que perdeu sua sacola (bagagem) quando de volta para a Coréia, com todo seu dinheiro e também com os certificados concedidos por Takeda, assim ficando em situação muito difícil, isto o levou inicialmente a trabalhar nas ruas vendendo bolinhos de arroz e depois criando porcos, os quais ele os alimentava com sobras (restos) de grãos que conseguia cada manhã em troca de ajudar a puxar água justamente na cervejaria de Suh. Exatamente na manhã do Sábado de 21 de Fevereiro de 1948 logo após envolver-se em uma briga com vários homens na disputa por grãos, isto nas imediações da fábrica de cervejas, o presidente da Companhia Suh Bok Sup, faixa preta de judô, então com 24 anos de idade e que tinha assistido a briga, ficou tão impressionado com as habilidades de Choi que o convidou para ensinar-lhe em seu dojang particular localizado dentro do próprio estabelecimento (Empresa), iniciando o aprendizado no dia seguinte 22 de Fevereiro de 1948, assim Suh tornou-se o primeiro aluno de Choi. Mais tarde Choi tornou-se segurança do pai de Suh o qual viria a se tornar um importante parlamentar em Taegu.

Exatamente em 12 de Fevereiro de 1951 uma segunda-feira, Choi e Suh inauguraram a Korean Yu Kwan Sool Hapki, a primeira escola formal da arte na Coréia, e em 1958 Choi abriu sua própria escola usando o abreviado nome Hapkido pela primeira vez. Alguns de seus alunos mais importantes desta época inicial foram: Ji Han Jae e Kim Jung Yoon.

Também é importante ressaltar que Won Kwang Wha o qual foi secretário pessoal e guarda costas de Suh Dong Jin pai de Suh Bok Sup, e Kim Moo Woong foram alunos inicialmente de Suh Bok Sup e logo após alunos do próprio Choi Yong Sul. Won Kwang Wha desenvolveu um estilo próprio chamado de Moo Sool Kwan sendo que um de seus alunos é o notável historiador, pesquisador, estudioso das artes marciais coreanas o famoso grão mestre Dr. He Yong Kim.  Kim Moo Woong partiu para Seul em 1961 unindo-se a escola de Ji Han Jae onde ambos finalizaram o desenvolvimento de avançadas técnicas de chutes. Ainda neste ano Kim estabeleceu em Seul a Shin Moo Hapkido.

Também é importante ressaltar que um dos mais notáveis mestres da arte em todos os tempos, com reconhecimento internacional, foi sem sombra de dúvidas Ji Han Jae o qual começou nas artes marciais aos 13 anos, e através de todo seu grandioso talento ainda muito jovem dominou a arte de forma brilhante tornando-se um excepcional mestre, inclusive sendo por isto chamado para atuar nos filmes de artes marciais realizados em Hong Kong na década de 70. Ji Han Jae ainda na Coréia foi instrutor, professor de muitos alunos os quais vieram a se tornar extremamente conceituados, notáveis mestres que divulgaram e divulgam intensamente o Hapkido por todo o mundo, inclusive alguns deles mais velhos que o próprio Ji.

Kim Jung Yoon foi um dos mais antigos alunos de Choi e em 02 de Setembro de 1963 quando Choi tornou-se o primeiro presidente da Associação Kido da Coréia (Dae Han Ki do Hwe) ele então designou Kim para o cargo de Secretário Geral. Mais tarde Kim separou-se das Entidades de Hapkido para fundar sua própria Organização a Han Pul, ainda que sua arte esteja firmemente baseada nos ensinamentos de Choi.