Joo Bang Lee e seu irmão Joo Sang Lee, segundo eles mesmos asseguram, frequentaram aulas particulares de Choi Yong Sul, isto no início da 2ª metade da década de 50, pois a família Lee tinha se mudado da região norte, para a capital da República da Coréia-Seul em 1948.

No início da guerra (1950) mudaram-se para Taegu. Após terem freqüentado intensas e constantes aulas vieram a receber do próprio Choi, certificados de alta graduação isto já em 1956, neste contexto é importante lembrar que Choi ficou muito conhecido na Coréia justamente por suas aulas privadas, tendo em vista que costumava ensinar individualmente e que para estas aulas os valores, ou seja, o custo dos ensinamentos eram extremamente altos, foi ainda nesta época que a família Lee voltou para Seul. Joo Bang também garante que juntamente com seu irmão Joo Sang, desde crianças (Bang estava com 4 anos e Sang com 5 quando iniciaram o aprendizado), foram alunos (discípulos) do monge Su Ahm Dosa, detentor do título de 57º Supremo grão mestre das técnicas Hwarang e falecido em 07 de Julho de 1969, também é importante lembrar que Hwarang foi uma tropa de elite na Dinastia Silla (57 a.C.- 936 d.C.) localizada na parte sudeste da península, formada por jovens aristocratas minuciosamente selecionados, e extremamente corajosos, altamente treinados para a guerra. Também merece ser salientado que segundo Joo Bang Lee, o monge Su Ahm Dosa era amigo do pai deles, nesta época ainda residiam na região norte da Coréia mudando-se para a parte sul da península em 1948 estabelecendo-se em Seul e o monge Suahm mudou-se também para a região sul da Coréia justamente no santuário Yang Mi Ahm na Montanha Ohdae. Pouco tempo antes de morrer Su Ahm Dosa concedeu o título de 58º grão mestre das técnicas Hwa Rang para seu discípulo Joo Bang Lee. Joo Bang Lee alega que inicialmente chamaram a arte de Hapkido tendo em vista seu mestre Su Ahm Dosa não permitir o uso do nome Hwa Rang Do publicamente, levando em conta o grande receio que estas técnicas pudessem ser mal aplicadas, mal utilizadas caso caísse (técnicas da arte) nas mãos de pessoas mal-intencionadas, de má índole sendo assim Su Ahm solicitou a seu aluno Joo Bang Lee para o mesmo tornar-se doutor em medicina oriental e também para passar as técnicas da arte somente para seus filhos, portanto naqueles tempos iniciais, ou seja a partir da 2ª metade da década de 50 mesmo usando o nome Hapkido, os dois irmãos garantem que ensinavam tanto Hwa Rang Do quanto Hapkido. A permissão do monge para os irmãos usarem publicamente o nome Hwa Rang Do só veio a ocorrer justamente na década de 60.

Foi justamente no período de inverno do ano de 1962 que os irmãos Lee fundaram a Organização chamada Han Kuk Mu Sool Hyup Hwae (Korean Martial Skills Association) abreviadamente Kuk Sool Hwae.

Em 1963 o iniciador na Coréia do sistema Dae Dong Ryu Yoo Sool, Grão Mestre Choi Yong Sul e seus primeiros discípulos, instrutores de ponta, entre os quais: Ji Han Jae, Suh Bok Sup, Won Kwang Hwa, Joo Bang Lee, Joo Sang Lee, Kim Woo Taek, e outros se reuniram na escola Han Pul em Seul por iniciativa de Ji Han Jae, neste encontro decidiram mudar oficialmente o nome da arte marcial de Hapkido para Kido, e este novo nome não durou muito tempo e após curto período voltou novamente para Hapkido.A razão da mudança do nome prende-se ao fato que um dos alunos de Sokaku Takeda (1859-1943), o japonês Morihei Ueshiba (1883-1969) ter estabelecido um sistema de arte a partir de 1942 que ficou muito popular no Japão principalmente na década de 60, denominando-o de AIKIDO, esta palavra tem os mesmos caracteres de Hapkido e a única diferença é a pronúncia.

Voltando a Joo Sang Lee, o mesmo partiu para os Estados Unidos em 1968 Huntington Park-California ensinando a arte do Hapkido, vindo posteriormente a chamar a arte de Hwa Rang Do. Exatamente no dia 1º de Agosto de 1972 estabelece a sede de sua organização em Downey-Califórnia, chamando a arte de Fa Rang Do e depois Hwa Rang Do.Joo Bang Lee chegou aos Estados Unidos no mês de Julho de 1972.

O discípulo mais conhecido de Joo Bang Lee foi Michael Echanis (1950-1978) considerado por Bang como um
filho, Michael um perito em Judô e Taekwondo, ainda jovem já era veterano da guerra do Vietnã das Forças Especiais (Tropas de Elite) do Exército dos Estados Unidos, especialista e instrutor em combate corpo a corpo para as tropas de elites das Forças Armadas dos EUA, tendo recebido de Joo Bang Lee os ensinamentos de uma arte secreta (uma ramificação dentro da arte chamada Sul Sa).

Michael faleceu em 1978 na Nicarágua na explosão de uma bomba colocada no Helicóptero que o transportava juntamente com militares da Forças Nicaragüenses, naquela época estava a serviço da Agência de Inteligência dos EUA treinando militares nicaragüenses minuciosamente por ele selecionados para ações anti-terrorismo e também preparando e montando uma guarda de elite de militares intensamente, extenuadamente por ele treinados justamente para segurança do Presidente Anastasio Somoza Debayle (1925-1980) apoiado pelo governo de Jimmy Carter então presidente dos Estados Unidos.