O Taekwondo foi introduzido no estado do Rio Grande do Sul no ano de 1974 pelo Mestre Coreano Yung Man Kim. Mestre Kim era graduado 2º Dan na Coréia pela escola Chin Mu Kwan e fixou-se no estado após breves passagens pela Bahia e Paraná. Extremamente habilidoso, difundiu rapidamente o Taekwondo em Porto Alegre, através de suas sensacionais demonstrações em plena febre dos filmes de Kung Fu. O seu Taekwondo era muito prático e voltado ao combate, não tendomuitas crianças e mulheres em sua escola. Seus alunos mais destacados foram Edson Bernades Batista e os irmãos Carlos eCláudio Makino. Inclusive, Edson foi Campeão Brasileiro na categoria absoluto. Mestre Kim faleceu em um acidente automobilístico em 1978.
Logo após a chegada de Mestre Kim, estiveram no RS os MestresJong Chan Pyun, Yeong Hwan Park e Kim Jung Ho (Pelotas).Trabalharam muito pouco tempo no estado sendo que os MestresPark e Pyon foram introdutores do taekwondo em Minas Gerais e Mestre Kim foi para o Paraná. Em 1976 chega ao estado, enviado pelo Mestre Woo Jae Lee, o Mestre Sung Myung Choi para fundar o Lee Taekwondo Clube filial Academia Choi, na capital gaúcha. Mestre Choi não se adaptou ao Rio Grande do Sul e mudou-se para Brasília onde se fixou e realizou um grande trabalho na difusão e formação de atletas e instrutores do DF.
Para o lugar de Mestre Choi foi enviado o Mestre Te Bo Lee. MestreLee, chegou ao Brasil em 1977 a convite da Confederação Brasileira de Pugilismo como demonstrador. Como o Mestre mais influente na difusão do taekwondo no estado vale contar um pouco a sua história. Mestre Te Bo Lee nasceu no Interior da Coréia na província de Jolla Bok Do onde começou a treinar aos 10 anos de idade, seu instrutor era um marinheiro faixa preta 1º Dan da escola Chang Moo Kwan e o nome da modalidade na época era o Gong Soo Do. As aulas eram gratuitas e não havia academia, os treinos eram marcados em praças e no inverno no cinema da cidade. Às vezes as aulas eram atrás da tela. Só haviam quatro faixas (branca, azul , marrom e Preta), os exames eram feitos pelo Presidente da Chang Moo Kwan, Mestre Nan Suk Lee. Aos 12 anos Mestre Lee recebe o 1ºDan, concluiu o ensino médio em agronomia (escola técnica) prestou o serviço militar nos famosos “HE BION DE” fuzileiros navais e em 1966 passou a ensinar taekwondoa mais de 2000 soldados para 2º Divisão de Infantaria Americana em Seul, nesta época recebe o 4º Dan do Gen. Choi Hong Hi – ITF. Mestre Lee esteve presente na fase de formação do Kukkiwon e daWTF tendo em 1972 participado do 1º curso de Instrutores doKukkiwon. Mestre Lee também veio ao Brasil com a função de atualizar as técnicas de acordo com o Kukkiwon já que o estilo praticado por aquiera o Chang Hun Ryu.
Mestre Lee, junto com a equipe de demonstradores, ficou um tempo no Rio de Janeiro dando aulas no Lee Taekwondo Clube e depois excursionaram pelo Brasil. Por sugestão do Mestre Woo Jae Lee, Mestre Te Bo Lee veio para Porto Alegre com a missão de difundir o taekwondo no RS como uma arte marcial para todos, oficializar a prática da modalidade e regularizar as graduações. Inclusive ele regularizou e entregou a certificação do Mestre Yung Man Kim de 4ºDan do Kukkiwon. Em 1980 chegam seusfilhos ao Brasil Dong Kyu Lee (12 anos) 2º Dan, Dong Hak Lee (10 anos) 2ºDan e In Kyu Lee (8 anos) faixa amarela. Dentre seus alunos de destaque estão Dong Kyu Lee, In Kyu Lee, Alexandre Gomes,Geraldo Endo, Marcos Vinícios de Lima, Paulo Ribeiro,Jefferson Soares, Liandro Pimentel. Cabe ressaltar que, após aos 50 anos de idade, o GM Te Bo Lee retornou aos estudos e formou-se no ensino superior em educação fisica, fisioterapia e acupuntura. Atualmente ele continua vestindo o Dobok diariamente para ensinartaekwondo e Hapkido em sua academia além de atuar na área terapêutica. Nestes 30 anos no RS, Grão o Mestre Te Bo Lee, atualmente 9º dan em taekwondo e hapkido, fundou a Federação Gaúcha de Taekwondo, organizou diversos campeonatos brasileiros, formou as equipes que consagraram o RS Tetra campeão brasileiro nos anos 90 e conseguiu fazer o taekwondo ser popular e respeitado no estado gaúcho.
Por: Gr. Mestre Alexandre Gomes