In Hyuk Suh, nascido em 1939, segundo algumas fontes foi aluno do grão mestre Choi Yong Sul (1904-1986), porém ele mesmo declara que seu mestre foi seu avô Suh Myung Deuk, um instrutor-mestre da arte marcial da corte real coreana (Koong Joong Mu Sool)
Iniciando-se no aprendizado aos 5 anos de idade, quando estava com 12 anos seu avô faleceu, ele também relata que com Choi Yong Sul (1904-1986) e com alguns outros instrutores, professores e mestres de outros estilos apenas manteve contatos, conversações, troca de informações na época quando pesquisava, estudava, outras modalidades, participando de eventos, encontros, reuniões mantendo constante intercâmbio entre os principais líderes, peritos, mestres, praticantes, dirigentes de artes marciais, justamente para complementar o ensinamento recebido de seu avô. Segundo o próprio Hyuk, lá pelos seus 20 anos de idade ele tinha então visitado muitos templos budistas na sua longa caminhada em busca de mais conhecimento. Outro episódio marcante em sua carreira foi a oportunidade de ter conhecido o monge budista Hae Dong Seu Nim, o qual veio a tornar-se a 2ª maior influência em seus estudos e pesquisas, ao lhe revelar técnicas especiais de respiração, técnicas de meditação e conhecimento esotérico sobre energia interna ou força Ki.
Segundo Hyuk as artes marciais coreanas desenvolveram-se em 3 grupos:
SahDoh MuSool (Artes marciais tribal)
Boolkyo MuSool (Artes marciais budista)
Koong Joong MuSool (Artes marciais da corte real)
Ele relata que após muitos anos de intensos estudos, pesquisas, então conseguiu organizar estes 3 grupos em um único sistema, ou seja:
Em 1958 In Hyuk Suh estabeleceu sua primeira escola Kuk Sool.
Em 1961 estabeleceu a Korean Kuk Sool Won. (Associação das Artes Marciais Coreanas)
Em 1974 imigrou para os Estados Unidos.
Em 1975 estabeleceu a World Kuk Sool Won em São Francisco-Califórnia.
Em 1991 transferiu a World Kuk Sool Won para Houston- Texas.
2001- A World Kook Sool Association abre um centro de treinamento (instalações) nos arredores de Houston (Tomball) incorporando mais de 20 acres de terras.
Diferentes versões. (Contradições)
No passar do tempo vieram a tona várias versões sobre a história da Kuk Sool Won, várias discordâncias sobre a trajetória de In Hyuk Suh, informações conflitantes, entre os quais relatos de Joo Bang Lee referentes a: datas referentes a trajetória de In Hyuk Suh, assim como antigas declarações de In Sun Seo. Lembrando que In Hyuk Suh é irmão de In Sun Seo, este nascido no início do mês de Agosto de 1942, e considerado internacionalmente como um dos mais conceituados e notáveis peritos, grão mestres na arte do Hapkido sendo um dos alunos pioneiros do G.M. Choi Yong Sul, recebendo deste o 1º dan em 1958 e abrindo sua primeira escola em 1961 em Pusan. Em Junho de 1983 Seo foi eleito Presidente da Dae Han Kido Hae. (Korea Kido Association)
Há também citações do Dr. He Yong Kim, este nascido em 1940, com formação em várias artes marciais, por exemplo, no Hapkido foi aluno de Won Kwang-Wha e Ji Han Jae, sempre lembrando que o Dr. He é considerado um dos mais importantes e dedicados pesquisadores e estudiosos das artes marciais coreanas, PHD em história, autor de vários livros sobre artes marciais, tendo imigrado para os EUA no ano de 1963. Em 1974 tornou-se amigo de In Hyuk Suh nos EUA, a partir de então iniciaram e mantiveram por vários anos, um intenso intercâmbio técnico de Hapkido e de Kook Sool.Em 1991 Dr. He formaliza oficialmente o nome de Hanmudo para as técnicas de sua arte.
Em seu livro “Kuk Sool” de 1985, Dr. He Yong Kim escreve: “Enquanto compilando técnicas Kuk Sool, ele (Myung Deuk Suh) ensinou estas técnicas para seu neto In Hyuk Suh. Pouco antes de o velho mestre morrer em 1952 o mesmo passou para o menino Suh 5 livros de Kuk Sool. Estes livros:
Yu Sool
Kwon Sool
Yu Kwon Sool
Whal Bub
Hyul Bub
Dr. He Yong Kim e Ji Han Jae
Depois que seu mestre faleceu, o jovem mestre buscou através de muitos mestres, pelos próximos 8 anos , outros aspectos das Artes Marciais Tradicionais Coreanas. Estes são alguns dos mestres com os quais estudou:
Mestre Yong Sul Choi. O jovem mestre visitou muitas escolas privadas de artes marciais e aldeias para estudar Artes Marciais Tribais ou artes marciais privadas. Um destes mestres com grande prestígio nesta área era justamente o mestre Yong Sul Choi, de mestre Choi ele recebeu ensinamento adicional em Yu Sool.
Hai Dong Sei Nim (O grande monge do mar do leste). A fim de aprender artes marciais budista, o jovem mestre visitou muitos templos por todo o país. Um dos maiores professores era Hai Dong Seu Nim. Deste grande mestre ele aprendeu Kwon Sul, Ki Bub (Exercícios de Ki) e técnicas de respiração.
Mestre Tai-eui Wang. O jovem mestre também visitou velhos mestres das Artes Marciais da Corte Real. Um destes professores era mestre Tai-eui Wang. De mestre Wang, ele recebeu ensinamentos de Yu Kwon Sool.
Também chama a atenção o peculiar fato de In Hyuk Suh em seu 1º livro não ter mencionado seu avô, assim como a arte marcial da corte real coreana, ou seja, este assunto não foi mencionado até a publicação em 1988 do livro “The Fighting Weapons of Korean Martial Arts” de autoria de In Hyuk Suh e Jane Hallander (1944-2002) esta, com formação em vários estilos de Kung Fu, também com graduação no curso de Biologia, autora de vários livros sobre artes marciais, paralelamente tendo escrito vários artigos, entrevistas e reportagens para as mais tradicionais e famosas revistas de artes marciais.